• Museu OldBits
  • História
  • Acervo
  • Projetos
  • Editorial
  • Cartas dos leitores
  • Contribua ♥
  • Entrar

Mega Man X8 em 16-Bits: o demake

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 31 de outubro de 2024
Mega Man    

O programador brasileiro Alysson DaPaz decidiu criar uma nova versão de Mega Man X8, um dos títulos da famosa franquia Mega Man, para PC, em estilo retrô, com gráficos 16-bits inspirados nos jogos de Super Nintendo. Utilizando o Godot Engine 3.5, DaPaz fez um trabalho notável ao transformar um jogo originalmente em 3D, lançado em 2004 para o PlayStation 2, em um visual que remete à era dos 16 bits, trazendo elementos de gameplay e design muito semelhantes aos clássicos da série Mega Man X, especialmente dos três primeiros jogos da série no SNES.

ULA: O chip que popularizou os computadores

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 29 de outubro de 2024
sinclair logo    

Na década de 1980, enquanto a computação ainda estava se expandindo para os lares e escritórios, empresas como a britânica Sinclair Research e a brasileira Microdigital trouxeram ao público uma série de computadores que marcaram época, cujo sucesso e acessibilidade desses dispositivos se deve a uma peça discreta, mas revolucionária: a ULA (Uncommitted Logic Array), um chip que reduziu complexidade e custos, permitindo a criação de máquinas compactas e acessíveis. A ULA não só permitiu a popularização dos computadores, mas também foi uma parte fundamental do desenvolvimento da indústria tecnológica e do avanço dos computadores pessoais.

Colecionismo: computadores e videogames dos anos 1980

Detalhes
Escrito por: Jaldomir S∴ Filho
Publicado: 08 de outubro de 2024
mac jobs    

Explorar o mundo do colecionismo de computadores e videogames dos anos 80 no Brasil é fascinante. Revive a nostalgia e descubra peças raras da era dourada da tecnologia nacional. Marcas como Microdigital e Gradiente e consoles lendários como o Atari 2600 são parte desse mundo.

Mergulhe nessa jornada emocionante. Descubra como os entusiastas preservam a história da informática brasileira.

Museu de computadores é destruído na guerra

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 16 de junho de 2022

 

amiga-rulez.jpeg    
Dmitry Cherepanov    

A infeliz guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem levado centenas de vidas de civis e militares, cidades ucranianas inteiras foram perdidas. A despeito de quaisquer acusações sobre quem iniciou ou quem vai encerrar esta guerra, muita história foi perdida e muita história será escrita.

Cinema e tecnologia: uma visão temporal de TRON

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 03 de novembro de 2021

Avaliação do Usuário: 5 / 5

  Tron uma odisseia eletronica destaque2

Desde que o inventor Louis Le Prince mostrou "ao mundo" o primeiro filme, em 1888, a sétima arte apresenta, de tempos em tempos, rampantes de novidades que assombram as pessoas. O "filme" de Louis, intitulado Roundhay Garden Scene, tinha somente 2 segundos, mas surpreendeu ao mostrar movimento onde antes somente haviam fotos paradas. Filmes sequer existiam até pouco menos de 150 anos atrás, mas a partir de Louis, se tornaram fonte de alegrias e tristezas, esperança e medo, uma profusão de sensações que hoje é comum aos cidadãos do século XXI.

Adeus a Clive Sinclair, inventor do Zx Spectrum

Detalhes
Escrito por: Silva Filho, J.
Publicado: 16 de setembro de 2021
Sinclair C5
 
Foto: Steve Blogg/Shutterstock - 1985
 

Falece aos 81 anos, em Londres, o inventor que iniciou o que Steve Jobs não conseguiu: levar os computadores domésticos às massas.A notícia foi divulgada pela sua filha, Belinda Sinclair, que informou a morte do pai em sua casa, em Londres, na manhã desta quinta-feira, 16 de setembro de 2021, após muitos anos lutando contra um câncer.

Podem as máquinas pensar?

Detalhes
Escrito por: Domingues, Alvaro A. L.
Publicado: 12 de março de 1984
    microhobby 08 1

C3PO

   
     

Este interessante artigo de Alvaro A.L. Domingues, escrito em meados de 1984 para a edição 8 da extinta Revista MicroHobby, lembra que a aspiração dos engenheiros e programadores de criarem um computador inteligente sempre existiu.

No início da era dos computadores pessoais, das décadas de 1970 e 1980, imaginava-se que os computadores poderiam pensar e interagir de forma natural com humanos já no início dos anos 1990. Nada poderia estar tão errado: sabemos hoje que, até mesmo com o advento das últimas tecnologias em Artificial Intelligence, redes neurais e big data, rodando em poderosos hardwares com grande capacidade de armazenamento e velocidade digital, até os computadores atuais continuam sendo, em sua essência, as mesmas máquinas binárias, somente versões melhoradas dos computadores da época da informática a vapor!

Jaldomir S∴ Filho - editor


Tóquio, outubro de 1981. Durante quatro dias de conferência no MITI (Ministério do Comércio e Industria Japonês), os participantes lançaram uma ideia no ar: o computador de quinta geração. Este computador deveria, além de apresentar um conceito de hardware totalmente diferente, imitar a inteligência humana. Quando ele entrasse em funcionamento na década de 90, seria capaz de manipular grandes massas de informações, fazer inferências, aprender com a experiência e, enfim, pensar. Imediatamente após esta conferência, uma verba de 43 milhões de dólares foi destinada para a primeira fase do projeto.

Cabe aqui uma pergunta fundamental para determinarmos se eles terão ou não sucesso em suas pesquisas: PODEM AS MÁQUINAS PENSAR?

Página 2 de 2

  • 1
  • 2
Notas
  • Adeus a Clive Sinclair, inventor do Zx Spectrum
  • Museu de computadores é destruído na guerra
  • ULA: O chip que popularizou os computadores
  • Podem as máquinas pensar?
  • Colecionismo: computadores e videogames dos anos 1980
Outros projetos memoráveis
Computadores didáticos do Emílio
Datassette
Old Players
Podcast
VGDB - Vídeo Game Data Base
  • commodoreamiga1200.png
  • commodorec64.jpg
  • sinclairzx81.jpg
  • applei.jpg
  • snes_sfamicon.jpg
  • appleiibellhowell.jpg
  • nestor.jpg
  • prologicacp200s.jpg
  • prologicacp500.jpg
  • commodoreamiga600.jpg
  • microdigitaltk2000.jpg
  • telejogo.jpg
  • home_pong.jpg
  • multitechmpfii.jpg
  • atari800.jpg
  • microdigitaltk3000iie.jpg
  • commodoreamiga1000.jpg
  • microdigitaltk85.jpg
  • appleiie.jpg
  • atari400.jpg
  • sinclairzxspectrum.jpg
  • prologicacp400color.jpg
  • commodoreamiga500.jpg
  • cedm80.jpg
  • prologicacp300.jpg
  • prologicacp400colorii.jpg
  • prologicacp200.jpg
  • sharphotbitpreto.jpg
  • microdigitaltk3000iiecompact.jpg
  • sinclairzxspectrum2.jpg
  • atari1200xl.jpg
  • ccemc1000.jpg
  • cceexato.jpg
  • nez8000.jpg
  • atari800xl.jpg
  • multitechmpfi.jpg
  • microdigitaltk90x.jpg
  • sinclairzx80.jpg
  • nationalrq2222.jpg
  • gradienteexpert.jpg
  • altair8800.jpg
  • gradientephantomsystem.jpg
  • sharphotbit.jpg
Previous Next Play Pause
Dia a dia
Crítica: Starlight Legacy é uma homenagem competente aos JRPGs 16-Bits - O Megascópio
Os 8 jogos em 8 bits que marcaram gerações | - Monitor Mercantil
Playlist com músicas 8-bits conquista fãs brasileiros no Spotify - Terra
Crítica | Natal em 8 Bits - Plano Crítico
Crítica | Natal em 8-Bits (HBO Max, 2021): magia natalina e nostalgia nintendista - Cinema com Rapadura
Chained Echoes: RPG com belíssimos visuais em 16-bits, chega no dia 8 dezembro; Edição física pela First Press Games em 2023 - NintendoBoy
Mega Drive 35 anos: relembrando o surgimento do 16-bits da Sega - Game Blast
“Psicose” ganha versão “game 16 bits” - Superinteressante
Jogos retrô obrigatórios! Lista com os melhores dos 16 bits - Flow Games
Vengeful Guardian Moonrider é um deleite em 16 bits - leiaja.com
  1. Principal
  2. Tudo
  3. Artigos
Doações

Clique aqui para doar via MercadoPago

Clique aqui para doar via PayPal

Entre em contato aqui para outros métodos

 

Clique aqui para falar sobre doação de equipamentos

 

Leia mais sobre doações ao Museu OldBits

Licença Creative Commons

Licença Creative Commons

Esta licença possui validade internacional.

Conteúdo protegido em autoria, conforme as leis federais nºs. 9.609/98 e º 9.610/98.
É permitido o uso do conteúdo do OldBits por terceiros, desde que seguidas as condições abaixo:

 Cópias e compartilhamentos não podem sofrer alteração de textos e/ou imagens.
 Exploração comercial proibida (venda, aluguel, etc) de tutoriais e produtos criados no OldBits, salvo sob autorização do autor, por escrito.

  O uso dos textos e conteúdos deste site deve citar a fonte. Utilize as citações em padrão científico fornecidos no rodapé de cada artigo.

Para solicitações, sugestões, dúvidas, ou até mesmo se quiser conversar, entre em contato aqui.

Este site está de acordo com a Lei 13709 de 2018 - Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).