• Museu OldBits
  • História
  • Acervo
  • Projetos
  • Editorial
  • Cartas dos leitores
  • Contribua ♥
  • Entrar

MSX no Brasil: a história inesperada de um fenômeno cultural

Detalhes
Silva Filho, J∴
30 de junho de 2025
msx gradiente    

O MSX, um padrão de computador doméstico criado no Japão pela Microsoft e ASCII em 1983, visava unificar o fragmentado mercado de microcomputadores da época. Embora em muitos países ele tenha competido ferozmente com gigantes como Commodore 64 e ZX Spectrum, no Brasil a sua trajetória foi singular. Longe de ser apenas mais um computador, o MSX no Brasil tornou-se um verdadeiro fenômeno cultural, impulsionado por um cenário econômico único e uma comunidade apaixonada que o abraçou de formas inesperadas.

🖥️ Commodore Amiga: redefinindo o futuro

Detalhes
Silva Filho, J∴
29 de junho de 2025
Commodore Amiga    

Em meados da década de 1980, a computação pessoal parecia seguir um roteiro previsível: máquinas monocromáticas, sistemas operacionais baseados em linha de comando e recursos gráficos limitados ao básico. E então surgiu o Commodore Amiga.

TK2000: primeiro computador do museu OldBits

Detalhes
Silva Filho, J∴
02 de novembro de 2024
TK2000 logo    

Nos anos 1980, o Brasil vivia sob o regime da reserva de mercado para a informática, o que restringia severamente a importação de equipamentos e incentivava o desenvolvimento local. Nesse cenário, a Microdigital Eletrônica Ltda., uma das principais fabricantes de computadores do país, lançou o TK2000, um dos primeiros clones do Apple II no Brasil. Este modelo ocupou uma posição de destaque no emergente mercado nacional de computadores.

Dismac VJ9000: um clássico brasileiro

Detalhes
Silva Filho, J.
17 de outubro de 2024
Dismac    

A série de videogames Dismac, lançados no Brasil em meados dos anos 1980, faz parte de uma era única da história dos videogames no país, marcada pela reserva de mercado. A Dismac entrou na era dos videogames com o console VJ9000, tornando-se um dos muitos "clones" de Atari 2600, que dominava o mercado internacional. Este período foi de vital importância para a indústria tecnológica nacional, já que as limitações impostas pelas políticas governamentais incentivaram a produção local de eletrônicos.

Telejogo Philco-Ford: Pioneirismo e Nostalgia no Mercado Brasileiro

Detalhes
Silva Filho, J.
11 de outubro de 2024

Avaliação do Usuário: 5 / 5

philco-ford    

O ano é 1977, quando o mercado brasileiro de videogames iniciou seus primeiros passos com o lançamento do Telejogo Philco-Ford, que, como o próprio nome sugere, foi produzido pela Philco, que naquele período havia sido adquirida pela montadora de veículos Ford, no objetivo de produzir os aparelhos eletrônicos para embarcar em seus carros.

O Telejogo foi o primeiro videogame produzido em larga escala no Brasil, marcando o início da era dos consoles domésticos no país. Para muitos brasileiros, também foi a primeira experiência de interação com jogos eletrônicos, trazendo para dentro de casa uma nova forma de entretenimento.

Berzerk Enhanced Edition: unboxing do clássico remasterizado

Detalhes
Silva Filho, J.
08 de outubro de 2024

Avaliação do Usuário: 5 / 5

Berzerk Enhanced edition    

A nostalgia dos videogames clássicos é algo que atrai tanto os jogadores de longa data quanto os mais jovens, curiosos pelo passado da indústria. Em novembro de 2023, a Atari lançou Berzerk Enhanced Edition para Atari 2600, trazendo de volta um dos clássicos dos anos 80 para a nova geração de jogadores. Essa edição adiciona duas grandes novidades: os robôs agora atiram na diagonal e o jogo conta com síntese de voz, algo raro na época.

TK85: o jovem engenheiro e seu computador

Detalhes
Silva Filho, J.
28 de agosto de 2022
Logo TK85    

No início dos anos 1980, após o sucesso de vendas do microcomputador "científico" TK82, a empresa brasileira Microdigital Eletrônica LTDA lançou o computador que seria seu sucesso de vendas. O TK85 Personal Computer, anunciado no final de 1982, começou a ser comercializado em Março de 1983, teoricamente em duas versões: 16kB de memória e 48kB de memória.

Eventos
São Paulo MSX Summit 2025


RetroRIO 2025


Lançamento do ZX Spectrum Nest Issue 3
Novo ZX Spectrum Next Issue 3
No Kickstarter em 19 de julho de 2025
  1. Principal
  2. Acervo
Outros projetos memoráveis
Computadores didáticos do Emílio
Datassette
Old Players
Podcast
VGDB - Vídeo Game Data Base
  • telejogo.jpg
  • nestor.jpg
  • appleiie.jpg
  • multitechmpfii.jpg
  • commodoreamiga1000.jpg
  • snes_sfamicon.jpg
  • gradientephantomsystem.jpg
  • atari1200xl.jpg
  • prologicacp400color.jpg
  • prologicacp300.jpg
  • microdigitaltk90x.jpg
  • atari400.jpg
  • atari800xl.jpg
  • cceexato.jpg
  • microdigitaltk3000iie.jpg
  • sharphotbitpreto.jpg
  • sinclairzxspectrum.jpg
  • prologicacp200.jpg
  • commodoreamiga500.jpg
  • sharphotbit.jpg
  • cedm80.jpg
  • prologicacp400colorii.jpg
  • nationalrq2222.jpg
  • microdigitaltk3000iiecompact.jpg
  • atari800.jpg
  • prologicacp200s.jpg
  • sinclairzxspectrum2.jpg
  • altair8800.jpg
  • microdigitaltk2000.jpg
  • prologicacp500.jpg
  • sinclairzx81.jpg
  • nez8000.jpg
  • commodoreamiga1200.png
  • commodoreamiga600.jpg
  • ccemc1000.jpg
  • home_pong.jpg
  • microdigitaltk85.jpg
  • sinclairzx80.jpg
  • appleiibellhowell.jpg
  • multitechmpfi.jpg
  • commodorec64.jpg
  • applei.jpg
  • gradienteexpert.jpg
Previous Next Play Pause
Doações

Doações com Pix
Doação ao Museu OldBits

Clique aqui para doar via PayPal

Entre em contato aqui para outros métodos

Clique aqui para falar sobre doação de equipamentos


Leia mais sobre doações ao Museu OldBits

Veja mais...
  • MSX no Brasil: a história inesperada de um fenômeno cultural
  • 🖥️ Commodore Amiga: redefinindo o futuro
  • TK2000: primeiro computador do museu OldBits
  • Dismac VJ9000: um clássico brasileiro
  • Telejogo Philco-Ford: Pioneirismo e Nostalgia no Mercado Brasileiro
  • Berzerk Enhanced Edition: unboxing do clássico remasterizado
  • TK85: o jovem engenheiro e seu computador

Licença Creative Commons

Licença Creative Commons

Esta licença possui validade internacional.

Conteúdo protegido em autoria, conforme as leis federais nºs. 9.609/98 e º 9.610/98.
É permitido o uso do conteúdo do OldBits por terceiros, desde que seguidas as condições abaixo:

 Cópias e compartilhamentos não podem sofrer alteração de textos e/ou imagens.
 Exploração comercial proibida (venda, aluguel, etc) de tutoriais e produtos criados no OldBits, salvo sob autorização do autor, por escrito.

  O uso dos textos e conteúdos deste site deve citar a fonte. Utilize as citações em padrão científico fornecidos no rodapé de cada artigo.

Para solicitações, sugestões, dúvidas, ou até mesmo se quiser conversar, entre em contato aqui.

Este site está de acordo com a Lei 13709 de 2018 - Lei Geral de Proteção aos Dados Pessoais (LGPD).

Declaração institucional do Museu OldBits